quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Me



A segunda paixão que dá nome ao meu blog tem a ver com MOTAS! E a minha relação com elas tem pouco mais de três meses... Sempre tive um medo incrível de andar de mota por achar que se tratava de um meio de transporte em que nos expomos demasiado ao perigoso. Por isso nunca me passou pela cabeça andar de mota quanto mais adquirir uma!! Mas em Setembro, farta de filas de trânsito intermináveis, horas e horas em transportes públicos, litros e litros de combustível e de tempo queimado inutilmente, quando o tempo é  coisa rara, resolvi embarcar nesta aventura. E como tudo o que eu faço é com paixão, atirei-me de cabeça!!! E foi assim: arrastei o Rui Santiago até um stand da Honda onde vi PCXs de todas as cores e enquanto o Rui me tentava arrastar para fora do stand, dizendo que o melhor era irmos pensar, eu lá fui dizendo ao vendedor "Quero aquela!" e quando dei por mim estava a assinar papeis e a pagar a dita!!!! Dia de ir buscar a Lola! Uma 5ª feira final de dia. O vendedor apercebendo-se algo aterrorizado que eu nunca tinha andado de mota, aconselhou-me a fazer um curso na Honda.... eu lá fui ouvindo impacientemente.....mas sem ouvir!..... Apresentou-me a Lola, olhei para ela, ela olhou para mim e eu pensei "agora o que é que faço contigo?!". Chovia. O Rui lá levou a mota para casa. E terminou aqui a prestação dele! Sim porque chegada a casa, montei-me nela, sem saber muito bem o que fazer e fui dar umas voltinhas pela zona. Acabei por ir visitar a minha amiga Carmen Cristino que ficou incrédula a olhar para mim. Regressei a casa sem incidentes e, quando todos me aconselhavam a fazer um curso e a fazer mais kms antes de levar a Lola para o trabalho (desculpa Rui Santiago!), quando dei por mim era a manhã do dia seguinte e estava na A5 a caminho de Entrecampos!!!!
Sensações? Muito boas. Tão bom quanto correr. Sensação de liberdade, de solidão, de introspeção, de comunhão com o mundo!!! Tenho constatado que existe um código entre os motards (sim que eu sou uma motard, ou uma acelerard, não sei bem!!) de respeito, cumplicidade e amizade. Os motards agradecem quando os deixam passar, desviam-se para deixar passar os seus colegas mais acelerados, defendem-se uns aos outros, tem os sentidos mais apurados, tem orgulho e respeito pelas suas Lolas, porque circulam em comunhão com elas e um pequeno descuido é fatal. Resumindo tem um espirito de cidadania mais apurado. Isto leva-me a dizer que toda a gente deveria ser obrigada a conduzir uma mota antes de conduzir um carro!!! Aprendiam muito. Incidentes? Muitos. No outro dia houve alguém que atirou uma garrafa pela janela do carro que  passou a meio metro da minha cabeça!!! Fiquei tão perplexa e abismada que nem reagi! Reagiu um motard que vinha atrás de mim e trocou umas palavras mais azedas com o automobilista em causa. Uma garrafa!!! Mas já me aconteceu o mesmo com um caroço de maça e com cigarros..... Contudo, estou super feliz com esta minha decisão e não troco a minha Lola por nada deste mundo. As vantagens superam largamente as desvantagens ou perigos que possam ocorrer. Recomendo. Vivamente.
Eu e a minha Lola!

1 comentário: