segunda-feira, 23 de março de 2015

De quarentinha a quarentona ao sabor do Monge que homenageou a Inês Coutinho....

Confusos? Passo a explicar.
No passado dia 15 de março, talvez o mais belo dia do calendário (?), teve lugar o II Treino do Monge. Organizado pelo meu afilhado Sérgio Pontes e pelo José Pires com o apoio da Tapadas, estes treinos terão um caráter mensal. Mas o II teve um gostinho muito especial: foi dedicado a uma menina muito forte e corajosa, que se encontra a lutar contra um monstro que, infelizmente, assola cada vez mais pessoas. Esta menina é a Inês Coutinho. E digo esta menina porque podia ser minha filha. A Inês, apesar de se encontrar entre tratamentos de radio e quimioterapia, fez este treino de 18km, com uma alegria imensa, sempre com um sorriso nos lábios e sem nunca se queixar.
Mas o dia começou antes do treino....
Bem cedinho chegou a minha amiga Armanda que veio de Estremoz para se juntar a esta homenagem á Inês e para me dar os parabéns que eu bem sei!!!!
Miminho da Armanda!

O encontro com o Sérgio, o José e a minha homónima Célia foi numa pastelaria na Urbanização do Parque Urbano de Outeiro de Polima que tem uns bolos indecentemente deliciosos e ENORMES!!!! Claro que eu atraquei-me logo a uma "pequena" bola de Berlim com creme! Sim, isto de deixar de ser quarentinha e passar a ser quarentona dá-me direito a comer aquilo que bem me apetecer!!!! E lá foi disto!

A "bolinha" da PTZona!!!!

"îsto é tudo pra mim?"
A CC Francisco ia tendo um colapso cardíaco quando se sentou á mesa e á sua frente tinha uma bola de Berlim (a dita minha), um palmier coberto e um croissant tudo em tamanho XXXXL!!!! Não se faz!!!! 
Uns atulhados e outros a salivar  lá nos enfiámos no carro e rumámos ao ponto mais ocidental da Europa.

CC Francisco, Armanda e CC Paiva (PTZona).
Esperamos pelos restantes corajosos, aproveitámos para vestir a camisola do patrocinador do treino ,(OBRIGADA TAPADAS), tirámos mais umas fotos entre nós e também nos juntámos aos japoneses que não paravam de chegar a este local em enormes grupos e, claro, não seja eu famosa por ser desassossegada, lá nos armamos em emplastros e invadimos as fotos dos senhores com os olhos em bico! E se eles gostaram!










Reunido o grupo, sempre atentos á nossa musa inspiradora, Inês, lá fomos serra acima e foi mesmo serra acima!! Em relação á Inês, não há palavras...... tem energia para dar e vender e deu-nos uma grande lição a  todos! Fez os 18km com uma perninha ás costas sempre com um enorme e lindo sorriso nos lábios e sem dizer ai nem ui! És linda miúda!


A meio do treino e junto ás escadinhas do monge, houve tempo para me lembrar que neste dia eu era bebé! 46 aninhos......Cantaram-me os parabéns no meio da serra! Adorei! Não podia ter sido melhor.
Houve ainda tempo para uma curta paragem para hidratar e tirar umas fotos num miradouro que tem uma vista deslumbrante sobre o Guincho.



Obrigada afilhada por todo o apoio e amizade que tens dado á madrinha!





De volta ao Cabo da Roca, desta vez em grande velocidade porque se na primeira metade do treino subimos, na segunda metade do treino descemos, lá nos fomos cruzando com os motards que se começavam a juntar no Cabo da Roca para a habitual concentração  semanal ao domingo, o que ainda veio abrilhantar mais este nosso treino. Mais fotos, claro está......


CBRs e CBRs........


Bora Inês dar uma voltinhaaaaaaaa

Para finalizar esta manhã magnífica, ainda caçámos um famoso....... e lá o deixámos tirar uma foto connosco.......
PTZona e Inês com o VITOR NORTE! Ou terá sido VITOR NORTE com a PTZona e a Inês?!
Obrigada Inês por teres sido o mote para este magnífico e divertido treino, obrigada afilhado e José Pires por serem os mentores desta iniciativa, obrigada TAPADAS pelo patrocínio e obrigada a todos por terem feito parte desta manhã  tão especial para mim e por a terem tornado tão fantástica. Ficamos todos á espera do próximo treino........

quarta-feira, 11 de março de 2015

I Trail Running da Cidade de Estremoz- Afinal o Alentejo não é plano!!!!!!!!!

No passado dia 8 de março, a convite da minha grande amiga Armanda e depois de a minha fisioterapeuta ter dito que me queria a correr controladamente e a "mexer"para libertar o ombro preguiçoso, depois de me ter proibido de estar na secretária ao computador porque neste momento só piora a minha postura (parece que estou a ficar "torta"???) e estando eu inscrita no I Trail Running da Cidade de Estremoz, lá peguei no "meu mais novo" e rumei a Estremoz na solarenga manhã de sábado. Foi a primeira vez (que me lembre) que estive nesta maravilhosa cidade, Com muita luz, branca, perfumada por laranjeiras e outras plantas, algumas tendas ainda montadas resultado da feira semanal.  Encontrei-me com os meus amigos Armanda e filhotes no Rossio de Estremoz, e fui recebida com calorosos abraços. Depois do almoço, hora de ir conhecer os recantos mais emblemáticos desta cidade.

Mas entretanto já tinha recebido uma mensagem do meu afilhado Sérgio Pontes "Madrinha quando estiveres em Estremoz vai tirar uma selfie à porta do RC3". E foi este o meu primeiro destino.



Cumprido este objetivo, fui conhecer mais um pouco da cidade. Depois de ter sido "apresentada" a uns ilustres......




caminhamos em direção á  Pousada Rainha Santa Isabel. Pelo caminho os pormenores são mais do que muitos e, fora portas, tudo acaba por nos chamar a atenção.






O castelo de Estremoz foi construído originalmente para a Rainha Santa Isabel no século XIII.









 
Transformado em pousada sob o nome da sua "proprietária" Rainha Dª Isabel, esta  luxuosa pousada oferece vistas panorâmicas sobre Estremoz e sobre a vasta planície alentejana.


 






















 
 O interior do castelo tem pormenores muito interessantes, nomeadamente os símbolos gravados nas paredes.















 
Após a visita á pousada e ao Castelo, a Armanda e o Santi ainda me levaram a conhecer o ponto mais alto de Estremoz! Que bela vista!
















Ainda houve tempo de passar no pavilhão desportivo para levantar os dorsais antes do jantar

Alguns arranjavam já lugar para passar a noite. E que gelo estava  aqui!!!!
Levantamento de dorsais
 
 regado com um magnífico vinho de 15º........


No dia seguinte a alvorada foi cedo. Soube bem acordar com o galo a cantar, coisa tão rara para quem é citadino. O sol prometia uma prova quente!


Pequeno almoço tomado, bora lá representar a Jobrinde-Montes Saloios!

As filas para levantar os dorsais eram enormes o que deixava adivinhar que o trail iria começar fora de horas.

Ainda houve tempo para cumprimentar os muitos amigos que ali se deslocaram para participar nesta prova

 A equipa dos Montes Saloios teve aqui uma grande representação.


Por volta das 9h20 e com 20 minutos de atraso, foi dada a indicação aos atletas de que a partida iria ser dada. O controlo 0 ficou esquecido e também não fez falta. Deixei passar todos os atletas porque tencionava partir em último para evitar confusões. Pensava eu.........Quando os atletas se posicionavam para partir foi dada a indicação de que a partida seria para o lado oposto...... Conclusão, parti na fila da frente!!!!! Mas correu bem. Não fui abalroada, não tropecei, ombro absolutamente seguro!
E lá fomos. Logo no inicio formou-se uma enorme nuvem de pó que me deixou á beira de um ataque de nervos. Quem usa lentes de contacto tem destes problemas......
A organização do evento, apesar de inexperiente esteve na minha opinião muito bem. Simpáticos, atenciosos, prontos a auxiliar todos os atletas. Os abastecimentos perdi-lhes a conta mas penso que foram uns 8!!!! O que foi excelente tendo em conta o calor que se fazia sentir. Pelo menos eu aproveitei bem todos!!! Acho que nunca comi tantas laranjas na minha vida. E se eram boas!!!
As paisagens são lindiíssimas o percurso bastante rolante apesar de ter umas quantas subidas bastante pretensiosas!!!! A propósito, descobri que ao contrário do que é apregoado, o Alentejo pode não ser plano!!!!!
Ainda houve tempo para tirar algumas fotos. Porque tempo no Alentejo não falta!



No final e apesar de ter feito a prova com calma e descontração, ainda consegui subir ao 2º lugar do meu escalão F45!! Um reparo a fazer: senhores da organização tem que dar mais um tempinho antes de entregarem os prémios para que os atletas possam ficar decentes antes de subirem a escadaria da glória!!!! Prémio: uma linda medalha e uma garrafa de vinho tinto.


Há sempre alguém que se aproveita do pódio alheio!!!!

E terminou assim a minha participação em mais esta aventura. Pró ano, certamente lá estarei. Obrigada Armanda, Santi, Tomás e Aleksander pela vossa excelente hospitalidade e amizade.