segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

5ª São Silvestre Pirata




No passado dia 26 de dezembro, pelas 21h00, teve lugar em Monsanto um evento que reuniu vários adeptos de trail e da corrida em geral. Tratou-se da São Silvestre Pirata que, de há cinco anos para cá, marca o início da onda de S. Silvestres que por aí se aproximam.
Prova de que para fazer um bom evento não é necessário ter chip, este evento/treino em grupo, contou com duas opções: 10 km e 17 km. Foi extremamente divertido, no fundo tratou-se de um encontro de amigos e no final tivemos direito a um convívio onde não faltou um magnífico caldo verde quentinho. Que venham mais treinos assim! Houve ainda espaço para ajudar a Legião da Boa Vontade. Que mais podemos desejar?


quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Gajan Kristnaskon

Que é como quem diz Feliz Natal.
 


Cá por casa o dia 24 é completamente virado para o fogão. Desde que existem "rebentos" que a consoada é passada aqui, por ser mais confortável para eles e também porque, afinal, eu até gosto de "contribuir" para os excessos da época. Leia-se COMIDA!
Logo pela manhã aterro na cozinha para só sair no final do dia. E as iguarias vão desfilando:

Arroz Doce


Mousse de Maracujá


Salada de frutos tropicais


Tronco de Natal de castanha e chocolate
 
Bolo Rei

Como cá por casa não se fazem fritos e como as visitas acham que os doces da "Célinha" não são suficientes, contribuem sempre com mais qualquer coisita..... E chega a avó Lina com as couves e com 
Bolinhos de cenoura

Fatias douradas


Filhós de abóbora

Pudim de laranja
 e a abuela Lisete com as azevias de grão, coscorões e sonhos...............
Azevias de grão

Coscorões


Sonhos



No final da tarde, chega o momento de tratar do rei da mesa: o Sr. Bacalhau. Com broa. Delicious.....
Bacalhau com broa

 
Jantar em família, excessos cometidos, doces atrás de doces, hora de os mais pequenos abrirem os presentes. O Natal é para eles. Só para eles.

Gajan Kristnaskon!!!
 
My Gym
 
No dia seguinte, hora de reparar alguns dos estragos cometidos. Desafiada pelo PP, João Pires , PTZinha e PTZão, lá alinhei  num trote pós natal!!! Trote que acabou por contar só comigo, com o PP e com o PTZão porque o João ficou doente e a PTZinha perdeu-se "no meio das carnes"!!!
O trote acabou por ser um ritmo de 7km em 33 minutos com mais 1,5 km de arrefecimento!!!


Ainda havia pouca gente o que torna sempre o treino agradável neste local. Apenas atletas ávidos de perder o excesso de calorias acumuladas na noite anterior, que nos cumprimentavam enquanto passavam por nós e que com um ar cúmplice pareciam dizer  "andamos todos ao mesmo!". O dia esteve lindo, um sol maravilhoso, maré vazia, mar a perder de vista, ótimo para eliminar calorias, lavar a vista e arrefecer a cabeça!
My Gym.......


Quem és tu miúda..........

Quase no final do treino fomos surpreendidos por uma equipa da SIC...... Adivinhem quem apareceu no Jornal das 13h?! Minuto 01:41

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2014-12-25-Muitos-portugueses-aproveitam-a-manha-de-Natal-para-fazer-exercício

Exercício feito, hora de voltar á mesa.......para mais uma dose de calorias supérfluas........ e brincadeira com uma amiguinha......

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Treino Pós Ericeira com a PTZinha Carmencita

Garmin Connect

Hoje foi dia de testar a lesão. 8 km á beira mar com a PTZinha Carmencita. Trote leve. Os 67km já não se sentem  e, para além do inchaço na perna, não senti mais nada. Pronta para o próximo nível! Obrigada amiga. Hoje precisava de uma boa companhia para correr.

domingo, 21 de dezembro de 2014

ULTRA TRAIL ERICEIRA 67K - O desafio da distância


Ribeira de Ilhas - Ericeira




20 de dezembro, 5h30 da manhã, hora de embarcar em mais uma aventura. Manhã muito fria, carro avariado, deslocação na Lola. E que frio que estava!! Encontro com os amigos ida para o local de partida para a aventura. Ainda houve tempo de beber um café, cumprimentar alguns amigos, tirar fotos,
Ruy, Ipa, Tita, Moi, Nuno.

Com a Tita




João, Tita, Eu, Nuno.
















7h30  hora do controlo 0. E este foi rigoroso. Exceto o copo que não tinha... Mas ninguém viu....Controlo zero um bocado atrapalhado, mas a verdade é que os atletas se deixaram ficar no quentinho e adiaram até ao último momento sair cá para fora, para o "calor esquisito" que se fazia sentir. 8h00, hora de partir.


Partida!


E lá fomos. O João Alberto sempre bem  posicionado para registar o momento. Comecei com um ritmo bastante razoável, até que, ao km 6, coloquei inexplicavelmente mal o pé senti automaticamente uma dor fortíssima na zona do tibial anterior esquerdo. Parei imediatamente. Desanimo. Achei que não ia conseguir sair dali...... Ao km 6..... A partir daí o desafio foi muito maior. Já não se tratava de correr 67km mas sim de correr 67 km com uma maldita lesão. Devagarinho la comecei a andar, depois a correr devagarinho e lá fui. Mais á frente lá estava um anjo que tinha um gel mágico que passou a acompanhar-me durante todo o caminho. Obrigada João Alberto. Acho que graças a ti cheguei ao fim. O percurso não foi propriamente deslumbrante, Houve muitas passagens por estrada, em locais bem perigosos e muitas passagens pelo meio do "urbanismo" o que a mim, pessoalmente, não me agrada muito.





Metralhas em ação!
















Houve ainda tempo para vender batatas.....

Por volta do km 59, depois de subirmos uma magnífica escadaria



Tivemos direito a um abastecimento paralelo proporcionado pelo João Alberto de ginja!!! E que bem que soube para aquecer a alma e dar ânimo aos últimos 8 kms!!!


Mais quentes lá voltámos ao caminho, desta feita tínhamos o mar como pano de fundo o que nos  proporcionava uma sensação de calmaria e bem estar.

O Sol estava já prestes a desaparecer
E lá avistámos a meta! No cimo da escadaria que nos levaria á meta ouvimos alguém chamar pelos nossos nomes o que é sempre muito gratificante em distâncias como estas. E lá estavam os nossos amigos á espera.
 
Obrigada Nuno André. Apanhaste uma bela seca!
 
Não foram 60 km. Foram 67.22 km em 9h47m31s, 3667 calorias perdidas, menos dois kilos (cheguei ao fim com 56kg), 84 na geral e 13ª mulher a chegar. Sofri imenso até ao final porque em alguns momentos as dores eram bastante incomodativas. Mas a minha teimosia falou mais alto e pé ante pé lá me levou de encontro do meu objetivo: fazer a minha maior distância. Por agora....

Curiosidade pelo percurso? Podem consultar abaixo.
Garmin Connect

https://www.facebook.com/ericeiratrailrun?pnref=story

http://ericeiratrailrun.com/

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Treino a olhar o mar...........16/12/2014



Considero um privilégio poder treinar com um pano de fundo assim. Sou uma pessoa abençoada. Ontem foi assim. 16 km de boa vista e de bons pensamentos.

Garmin Connect

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Back to my gym!!!! Treino graffiti......




Hoje foi dia de voltar ao meu ginásio á beira mar. Treino solitário, acompanhada pela minha música. Lá fui. Deixei a "Lola" e rumei até ao final de Carcavelos. Voltei no sentido contrário até Paço de Arcos  com regresso a Carcavelos. Ainda passei pelo Edgar Geada que ia em bom ritmo! Quanto a mim, em modo teste para a São Silvestre da Amadora, fiz um bom treino, muito solta (quando cheguei a casa percebi porquê: a balança marcou 58kg...), sem esforço, o que constituiu uma agradável surpresa uma vez que só me tenho dedicado ao trail. Foram 9km em 41 minutos,  a um ritmo médio de  4:34/km. Fiquei por esta distância porque quis tirar umas fotos a alguns graffitis que existem no Passeio marítimo de Oeiras. Depois fiz mais 2 km em descompressão até á Lola a 4:55/km. Total 11 km.













































Cheguei a casa e fui surpreendida com este poema do filhote mais velho:

O Sonho

Se não conseguisse sonhar
Não teria a alegria
Para conseguir superar
O meu dia-a-dia.
 
Quando sonho
Sinto-me risonho.
Quando não sonho
Sinto-me tristonho.
 
Eu sonho
Mas fico a pensar
que há pessoas
que não conseguem sonhar.
 
Se o homem não sonhasse
não conseguia imaginar
Que se se empenhasse
Conseguia voar e navegar.
 
Rodrigo Santiago










Calendário Runners 2015 - Rarissimas

Foi com grande orgulho e emoção que recebi a notícia de que a minha foto, juntamente com outras 11 fotos, irá integrar o Calendário Runners 2015, calendário solidário de apoio a uma associação que merece o nosso maior respeito: a Raríssimas. Fundada em abril de 2002, esta associação tem por objetivo primordial apoiar os doentes e os familiares e amigos de portadores de doenças raras. Felizmente, poucos de nós lidamos de perto e no dia a dia com esta realidade mas a verdade é que existem em Portugal cerca de 800 mil portadores de doenças extremamete raras que muitas vezes não estão sequer diagnosticadas. São doenças que não são reconhecidas pela sociedade científica e pelo público em geral. Este reconhecimento é um dos objetivos principais desta associação que tem como lema Existimos porque há pessoas raras, com necessidades raras e que criou slogans como Doenças raras existem, não se conforme; informe-se! e Doenças raras existem, ajude-nos a diagnosticá-las .
Em 2008 os esforços desta associação foram reconhecidos através da aprovação do Plano Nacional para as Doenças Raras.
Brevemente o calendário estará disponível para venda.
 A ajuda de todos é fundamental!
Colabore e ajude.
Hoje por eles, amanhã por nós.
 





domingo, 14 de dezembro de 2014

Brincar...................

 
Brincar é condição fundamental
para ser sério
 

Pedra Filosofal
António Gedeão
 
Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.
 
eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.
 
Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.
 
Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.
 
In Movimento Perpétuo, 1956